"O estilo pessoal é a capacidade de certas pessoas de engendrarem uma imagem que marca não só pela beleza mas pelo que representa. É todo um conjunto de sinais que traduzem a maneira de ser e a personalidade pessoal entre a diversidade humana. Ele reflecte através dos códigos vestimentários as tendências naturais da pessoa.
Encontrar o seu estilo pessoal é um trabalho de fôlego. Há todavia quem o atinja, por instinto, naturalmente.
Na generalidade são considerados os seguintes estilos dominantes, o «clássico», como sinónimo de qualidade e bom gosto; o «tradicional», mais intemporal, que aprecia o conforto e a qualidade em detrimento do supérfluo; o «natural», fiel ao sentido prático, desportivo e por vezes négligé, o «romântico», que explora o charme sensual feminino e sedutor; o «artístico», associado ao espírito de inovação, à singularidade e por vezes à extravagância, também caracterizado pelo conceito de moda como arte; finalmente, o estilo «flamante», marcado pela independência dita sexy, mediática e provocadora das suas detentoras.
( ... )
Misturar estilos dominantes é um risco desaconselhado.
A identificação do estilo pessoal requer alguma reflexão baseada no entendimento do tipo de vida, actividade profissional, contactos exteriores, deslocações e actividades habituais de mulher, dona de casa, no desporto, na cultura e na vida social."
Sem comentários:
Enviar um comentário