" - Sabe, às vezes, tenho a impressão de que vivemos num mundo inventado por nós mesmos. Estabelecemos o que é bom e o que não é, desenhamos mapas de significados ..., e, depois, passamos a vida inteira a lutar contra aquilo que concebemos. O problema é que cada um tem a sua versão do mundo, e por isso é tão difícil as pessoas entenderem-se."
" ... considero que a psique humana nasceu como mecanismo de defesa para nos impedir de aceder à verdade. Para nos vedar a visão do mecanismo directamente. Ela dedica-se principalmente a filtrar a informação, apesar de as capacidades do nosso cérebro serem enormes, pois não seria possível suportar esse conhecimento. Porque até a mais pequena partícula do mundo é feita de sofrimento."
"Agora, compreendia a semelhança existente entre as torres de vigia de caça, que aliás faziam lembrar as torres dos guardas dos campos de concentração, e o púlpito da igreja. No púlpito, o Homem coloca-se acima dos outros Seres e atribui a si próprio o direito de lhes conceder a vida ou a morte. Torna-se um tirano e usurpador."
"Conduz O Teu Arado Sobre Os Ossos Dos Mortos" de Olga Tokarczuk
Cavalo de Ferro
3ª edição, Novembro de 2019
Páginas 236, 237 e 254
Sem comentários:
Enviar um comentário