quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Julião Sarmento - O Artista Como Ele É

"
Ainda a propósito deste tema e da sua obra, considera que o prazer tem um lugar político, no sentido em que as pessoas têm direito ao prazer e não se devem penalizar por ter prazer, nem nos momentos mais difíceis da vida?
Julião Sarmento: Claro que sim. Mas, quando se fala destes temas é tudo muito controverso. Reparem que em determinado grupos, como o caso das freiras ou de outras comunidades votadas ao celibato, a penalização é uma obrigação de que gostam, que lhes dá prazer. No fundo é o êxtase, o sentido de êxtase, que procuram e que está em causa. Enfim, isto para dizer que a existência humana envolve contradições e, muitas vezes, a arte tem que ver exactamente com essas contradições.


Quer desenvolver? Em que medida a arte tem que ver com as contradições?
Julião Sarmento: A arte dá a ver tudo. Dou um exemplo: o Jiri Georg Dokoupil, um artista da década de 1980, checo mas que vivia na Alemanha, fez um trabalho maravilhoso, muitíssimo afinado e perspicaz relacionado com o barroco italiano, com o título Madonnas in Extasy - explorando o êxtase da Madonna, no sentido berniniano do termo [de Bernini]. A obra era formada por uma fila de fotografias de rostos, só as caras, de actrizes porno no momento em que estavam a ter orgasmos. E o rosto delas era igual [com o mesmo tipo de expressão] à cara das Santas em êxtase. Claro que tudo isto é metafórico e, para mim, a religião também envolve relações sexuais profundíssimas, poderosas e por vezes perversas, porque as esconde e dissimula. No fundo, todas estas relações de que estávamos a falar - poder, desejo, proibição, penalização, êxtase, dependência, subversão, metáfora - existem na religião, e muitas vezes levadas ao extremo. Julgo que não posso ser mais explícito. É neste sentido que a arte dá a ver as contradições."




"Julião Sarmento - O Artista Como Ele É" - conversas com Sara Antónia Matos e Pedro Faro
Editora Documenta
1ª edição, Dezembro de 2016
Páginas 32, 33 e 34

Sem comentários:

Enviar um comentário