domingo, 14 de agosto de 2011

Perfume

"O tema do perfume fascina grande parte das mulheres.
O perfume, além de influenciar o comportamento das pessoas, inspira sentimentos, evoca memórias e dá-nos conforto. Pôr um perfume é um acto de prazer e, porque não, um gesto poético e uma fonte de inspiração. É uma fuga à rotina e uma entrada no mundo do sonho. A escolha de um perfume pode ser um momento crucial de sedução.
( ... )
Importantes poetas e escritores estudaram o fascínio do perfume, como Proust, Baudelaire, Patrick Suskind e outros. Aragon escreveu, «O perfume de uma mulher é o seu segredo.» O bem conhecido Lagarfeld, responsável por diversas marcas disse «O perfume é uma provocação».
Outros aspectos ligados ao perfume como arte, são a sua publicidade gráfica, cinematográfica e os seus pequenos frascos, por vezes raridades procuradas nos mais caros leilões, assinados por Lalique, Fabergé e outros.
Quem quer saber mais sobre a história do perfume não poderá deixar de visitar a sua catedral, a pequena cidade de Grass na Provença, ao Sul de França, cheia de museus e de referências históricas.
A origem do perfume é muito antiga. Remonta aos egípcios e às velhas civilizações orientais. No século XIX foi criada a primeira Água de Colónia chamada 4711, que ainda hoje se fabrica.
É preciso saber escolher o perfume adequado a cada pele e à circunstância em que se vai usar. Cada pele tem reacções diferentes aos perfumes, dependendo do ph (acidez), da alimentação e da idade de cada um. Para experimentar um perfume, deve fazê-lo no pulso. A melhor altura para escolher perfumes é de manhã, num ambiente calmo, quando o corpo está mais descansado e os sentidos mais despertos.
É ideal ter mais que um perfume. A ideia de fidelidade a um só perfume está ultrapassada.
( ... )
A sua escolha poderá fazer-se entre as múltiplas variedades resultantes das composições das sete categorias básicas existentes, a referir por curiosidade: limão, floral, feno, chipre, madeira, âmbar e couro."

Sem comentários:

Enviar um comentário