domingo, 9 de fevereiro de 2014

"José Cemí recordava dias como que aladinescos quando a avó lhe dizia ao levantar-se: hoje tenho vontade de fazer uma natilla, não como as que se comem hoje em dia, que parecem feitas na taberna, mas as que têm algo de flan, algo de pudim. Toda a casa se colocava então às ordens da velha senhora ...
(...)
Perguntava qual o barco que tinha trazido a canela, mantinha-a longo tempo suspensa debaixo do seu nariz, percorria com a ponta dos dedos a sua superfície, como quem comprova a antiguidade de um pergaminho não pela data da obra que esconde, mas pela sua largura, pelo atrevimento do dente de javali que tinha perfurado aquela superfície. Com a baunilha demorava-se ainda mais, não a abria directamente no frasco, deixando-a antes gotejar no seu pano, e depois, ao final de ciclos irreversíveis de tempo por ela medidos, ia cheirando de novo, até que as emanações daquela essência agoniante se fossem extinguindo, e era então que ela decretava se se tratava de uma essência sábia, digna de participar na mescla de um doce da sua elaboração, ou deitava o frasquinho aberto para a erva do jardim, declarando-o tosco e inaproveitável.
(...)
Voltava com uma autoridade carinhosa, nota da qual a sua extrema delicadeza parecia ser o seu acorde predilecto, e dizia para o Coronel: prepara as formas para queimar o merengue, que já falta pouco para pintar os bigodes ao Mont Blanc, dizia ela rindo-se quase invisivelmente, mas desvendando que fazer um doce era como levar a casa à sua essência suprema. - Não batam os ovos misturados com o leite, mas à parte, têm de se juntar batidos em separado, para que cada um cresça por seu lado, e depois unir isso que cresce entre os dois. Depois submetia-se a súmula de muitas delícias ao fogo, e a señora Augusta comprovava como ela começava a ferver, como ia engrossando até formar os pedaços amarelos de cerâmica que se serviam nuns pratos de um fundo vermelho-escuro, um vermelho surgido durante a noite."

José Lezama Lima  em "Paradiso"

Sem comentários:

Enviar um comentário