terça-feira, 14 de março de 2017

Dim Sum

"Os jiaozi são consumidos em ocasiões especiais. O significado de jiaozi tem explicações diversas, umas mais romanceadas que outras. Alguns livros dizem que «jiao» é alegria, e «zi» é o nome que se dá ao período que vai das 23h de um dia, à 01h do outro, assinalando a passagem entre a última e a primeira hora de cada dia, numa clara alusão ao facto dos jiaozi doces serem típicos das celebrações de fim de ano.
Comem-se à meia-noite e durante os primeiros quinze dias de cada Novo Ano Lunar. O convívio que se estabelece nas refeições de jiaozi serve igualmente para unir as famílias, sendo por vezes o momento propício para se resolverem zangas do passado.
(...)
No século XVII surge em alguns livros ingleses de cozinha a palavra dumpling para classificar a generalidade das receitas à base de massa recheada. Actualmente o termo dumpling agrupa uma extensa lista de preparações como os ravioli e os gnocchis italianos, o nockerl ou o spätzle da Europa Central, os pel`meni do Leste europeu, ou os mantou da Ásia Central. Os dim sum também entram na categoria de dumplings, mas vão além da classificação de prato ou receita, são um acto de convívio social, um rito cultural. Nasceram de uma demonstração afectiva, queriam tocar o coração através do estômago. São um mundo à parte no universo da cozinha oriental asiática."

Fortunato da Câmara  em "Os Mistérios do Abade de Priscos"

Sem comentários:

Enviar um comentário