quinta-feira, 27 de abril de 2017

"Heróstrato e a Busca da Imortalidade"

"Um poema, que é um quadro musical de ideias, dá-nos a liberdade, através da compreensão que dele tivermos, de ver e ouvir o que queremos. (...) Num poema temos de compreender o que o poeta pretende, mas podemos sentir o que quisermos."

"Há três tipos de emoções que produzem boa poesia - emoções fortes mas rápidas, aproveitadas pela arte logo que passam, mas não antes de terem passado; emoções fortes e profundas na recordação que deixam muito tempo depois; e emoções falsas, ou seja, emoções sentidas no intelecto."

"A variedade é a única desculpa da abundância. Ninguém deveria deixar vinte livros diferentes, a menos que seja capaz de escrever como vinte homens diferentes. (...) Se conseguir escrever como vinte homens diferentes, é vinte homens diferentes, seja lá como for, e os seus vinte livros têm justificação."

"O homem comum ouvia falar de frenologia, astrologia ou alquimia, e apelidava-as de disparates. O espírito científico levá-lo-ia a nada dizer ou a sujeitar cada coisa a um exame directo. A frenologia (ainda que absurda) foi escorraçada do campo científico pelo mero preconceito religioso, e um dos deleites de Nemésis é que a sua reabilitação gradual tenha sido obra de um alienista católico, Grasset. A alquimia regressou com a química mais recente. A astrologia é verificável, se alguém se der ao trabalho de a verificar. Por que motivo os astros nos influenciam é uma pergunta difícil de responder, mas não é uma pergunta científica. A pergunta científica é: influenciam-nos ou não? A razão por que nos influenciam é de ordem metafísica e não altera o facto, uma vez que verifiquemos que de um facto se trata."

"Para escrever boa prosa, um homem tem de ser poeta, porque só um poeta sabe escrever bem."
 
Fernando Pessoa  em "Heróstrato e a Busca da Imortalidade"

Sem comentários:

Enviar um comentário