sexta-feira, 12 de maio de 2017

Praia Pensada

"Chove sobre a praia pensada.
O vento que sinto não o penso,
incomoda-me, não o penso,
incomoda-me no que penso
e tudo torna menos real
por incomodado seu pensamento.
 
O vento é da meteorologia
o equivalente do pensamento,
a ideia que é e também a coisa,
varrendo com a suposição de si
tudo o que é tangente e palpável.
Mas este sucedâneo pensamento
afecta-me no que penso,
torna-me menos lúcido e mais sensível,
incapaz de arguir com o frio técnico
de se ter frio
e de ignorar as coisas que provocam frio.
 
Assim chove, penso-o, sobre a praia pensada.
A mim o sinto em pensamento,
não fosse este vento
levar-me tudo, a chuva, a praia,
deixando-me apenas um pensamento
desamparado."
 
Daniel Jonas em "Passageiro Frequente"

Sem comentários:

Enviar um comentário