domingo, 20 de dezembro de 2020

O «Grande Maior», plátano da Volta do Duche

"
Ergo os olhos
para a cúpula da árvore.
Uma cidade-árvore que eu
intitulara o Grande Maior, uma
cidade invisível e que só eu via.
A árvore, essa, poderia ser
vista por toda a gente.

Nesta meditação, a olhar através das plantas verdes, ocorre-me que outro dia, pela Volta do Duche, seguia para a Vila Velha através de plátanos, castanheiros, e de uma árvore soberba - a que eu chamo Grande Maior. Quando passo por ela digo sempre [pura verdade!]:
- Bom dia, Grande Maior!
«Grande Maior», - a minha árvore preferida da Volta do Duche, pela impressão que me traz a sua grandeza, na sua sombra de simplicidade."



"Sintra em passo de pensamento" de Maria Gabriela Llansol
Feitoria dos Livros, 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário