quinta-feira, 3 de abril de 2014

" - Nefelomancia, respondeu o homem, é uma palavra grega, nefelos significa nuvem e mancia adivinhar, a nefelomancia é a arte de adivinhar o futuro observando as nuvens, ou melhor, a forma das nuvens, porque nesta arte a forma é a substância e por isso eu vim de férias para esta praia, porque um amigo meu da aeronáutica militar que trabalha em meteorologia garantiu-me que no Mediterrâneo não existe outra costa como esta onde basta um instante para as nuvens se formarem no horizonte. E assim como se formam, desaparecem, e é precisamente nesse instante que o verdadeiro nefelomante tem de exercitar a sua arte, para compreender aquilo que a forma de determinada nuvem anuncia antes que o vento a dissipe, antes que se transforme em ar transparente e passe a ser céu.
(...)
Apontou o dedo ao mar.
- Vês aquela nuvenzinha branca ali ao fundo?, segue o meu dedo, mais para a direita, até chegares ao promontório.
- Já vi, disse Isabella.
Era um pequeno novelo que rolava no ar, lá muito longe, no céu de esmalte.
- Observa-a bem, disse o homem, concentra-te, a nefelomancia requer uma intuição rápida, mas a reflexão é indispensável, não percas a nuvem de vista.
(...)
- Abriu-se agora para os lados, exclamou Isabella, parece que ganhou asas.
- Borboleta, disse o homem com um ar entendido, e a borboleta só tem um significado, podes ter a certeza.
- Qual é ele?, perguntou Isabella.
- As pessoas que têm conflitos existenciais deixarão de os ter, as pessoas que estão separadas voltarão a reunir-se e a sua vida terá a graciosidade do voo de uma borboleta, Estrabão, página vinte e seis do livro principal."
 
Antonio Tabucchi  em "O Tempo Envelhece Depressa"

Sem comentários:

Enviar um comentário