domingo, 24 de maio de 2015

Chá, Ruanda

"Colheita de folhas numa plantação perto de Cyangugu, que produz um chá de alta qualidade. Ruanda, 1991"

"Colheita de chá na plantação de uma aldeia, onde os habitantes recebem plantas novas, que fazem crescer no seu próprio terreno. Os aldeãos cuidam dessas plantações sem auxílio do governo e vendem a colheita a fábricas estatais. Mais de metade do chá do Ruanda é produzida por essas pequenas mas numerosas plantações. Ruanda, 1991"
 
 
"A produção do chá no Ruanda é uma actividade relativamente recente. As primeiras plantações ficaram numa área próxima das fronteiras do Uganda e do Congo Belga (actual Zaire), e dependeram do investimento privado nos anos 40. Na década seguinte, deu-se o desenvolvimento de plantações na direcção do sul do lago Kivu, perto da cidade de Cyangugu.
 
Os terrenos do chá são próprios para plantações nas melhores condições ecológicas, acima da «cintura do café», nos montes mais elevados do planalto central, e nos contrafortes da cordilheira Congo/Nilo, bem como nos pântanos a grande altitude. O Ruanda é um dos poucos países a usar pauis para plantar chá e o resultado é uma produção maior, embora os ditos pauis exijam mais cuidados do que as outras regiões de cultivo.
(...)
 
O desenvolvimento da produção do chá foi uma consequência da necessidade de diversificar, para libertar o país de uma exportação de monocultura - o café - e para ajudar a criar postos de trabalho para os mais pobres do Ruanda; a indústria do chá emprega 15.000 pessoas.
(...)
 
Considerado um dos melhores do mundo, o chá ruandiano é exportado principalmente para Inglaterra, Irlanda, Paquistão, Estados Unidos e Emirados Árabes. Muitas vezes utiliza-se para enriquecer chás vendidos internacionalmente com outras etiquetas - e preços mais altos."
 

Sebastião Salgado em "Trabalho"

Sem comentários:

Enviar um comentário