terça-feira, 27 de agosto de 2019

Não Me Demorei Nos Mosteiros Europeus

"Não me demorei nos mosteiros europeus
nem descobri entre as altas ervas túmulos de cavaleiros
tão maravilhosamente caídos como as suas baladas cantam;
não afastei as ervas
nem propositadamente os cobri de colmo.
 
Não deixei livre o meu espírito para deambular e esperar
nessas grandes distâncias
entre as montanhas cobertas de neves e os pescadores
como uma lua
ou uma concha sob a corrente de água.
 
Não retive a respiração
para poder ouvir respirar Deus
nem domei o bater do meu coração com um exercício
nem passei fome em busca de visões.
Ainda que a tenha visto muitas vezes
não me converti na garça
deixando o meu corpo na margem
nem me converti em luminosa truta
deixando o meu corpo no ar.
 
Não adorei feridas nem relíquias
nem pentes de ferro
nem corpos envoltos e queimados em pergaminho.
 
Não fui infeliz em dez mil anos
Rio durante o dia, à noite durmo
Os meus cozinheiros favoritos preparam as minhas refeições,
o meu corpo limpa-se e renova-se por si
e todo o meu trabalho vai bem."
 
 
Leonard Cohen  em "Poemas e Canções - Volume 1"
Relógio D' Água Editores, Agosto de 1999
Página 45

Sem comentários:

Enviar um comentário