sábado, 12 de outubro de 2019

" Princípio. Só podemos tornar-nos no caso de já sermos."


" PSICOLOGIA - A paciência é dupla - suportar calmamente a carência - suportar calmamente o excesso. A autêntica paciência revela uma grande elasticidade."


"COSMOLOGIA - O mundo interior é, por assim dizer, mais Meu do que o exterior. Ele é tão íntimo, tão secreto - quereríamos viver inteiramente nele - ele é tanto uma pátria. É pena que ele, tal como os sonhos, seja tão incerto. Será necessário que precisamente o melhor, o mais verdadeiro, nos pareça tão aparente - e que o aparente nos pareça tão verdadeiro?/ O que é exterior a mim está, precisamente, em mim, é meu - e inversamente."


"Os seres humanos apenas são limitados por opiniões. Daí que cada Homem se deixe elevar e rebaixar através de opiniões. Autêntico amor humano."


"Afinidade entre agradecimento e compaixão."


"Sobre a imortalidade humana en masse - sobre a vida e o pensamento en masse - comunidade - o pluralismo é a nossa essência mais íntima - e talvez cada ser humano tenha uma quota-parte de propriedade naquilo que penso e faço, e, da mesma maneira, eu a terei nos pensamentos dos outros seres humanos."



"Fragmentos de Novalis" 
Assírio & Alvim, Junho de 1992
Página 23

Sem comentários:

Enviar um comentário