segunda-feira, 27 de abril de 2020

"Ao nível dos sentimentos, não ao nível racional, sabemos que os nossos alicerces estão na terra, nas camadas profundas, e isso faz-nos medo."


"Cada um de nós mantém consigo próprio uma permanente discussão e acaba por declarar: O meu eu não existe. Cada ideia contém em si um número infinito de ideias. Senti sempre, desde a mais tenra idade, a necessidade de me entregar aos devaneios da minha imaginação, e deixei-me sempre arrastar pela minha imaginação para muito longe ..."


"A nossa vida dura o estritamente necessário para nos prepararmos para a morte."


"As pessoas, e cada uma isoladamente, podem muito bem ser encaradas como personagens de um folhetim, publicado diariamente e impresso na natureza."


"Como o senhor bem sabe, desprezo tudo o que não implica esforço, é esse o meu princípio supremo, o único que tenho. Exijo sempre o máximo. Mas o máximo amedronta."



Thomas Bernhard  em "Perturbação"
Relógio D'Água, 1990
Páginas 208, 209, 215, 216 e 222

Sem comentários:

Enviar um comentário